Fixed Gear está tomando o mundo por diversas razões. O meu primeiro contato foi quando morava em Londres e meu meio de transporte era a bicicleta. Fixed Gear ou Fixies são as bicicletas que contam com o que chamamos no Brasil de “Catraca fixa” ou “Pinhão fixo”. São bicicletas sem marchas e muitas vezes sem freios (falaremos muito sobre isso) que devido a sua simplicidade mecânica, agradável estética e muita eficiência foram escolhidas como as bicicletas “oficiais” dos couriers de grande metrópoles como Nova Iorque, São Francisco e Londres.

A origem dessas bicicletas vem diretamente das bicicletas de pista (track bikes), ou de velódromo, aquele circuito oval inclinado onde se atinge altas velocidades em bicicletas como essa. Mas conforme avança a cultura nichos diferentes são criados onde se dá preferência, seja puramente pela estética com detalhes bem coloridos, pela performance com componentes de última geração como as de competição de hoje, alguns buscam conceitos futuristas, outros tentam reproduzir clássicos nos moldes de suas origens.

São raras no momento a ocorrência de Fixed Gears no Brasil, é quase impossível conseguir peças para um visual mais clássico (“Mas isso ninguém usa mais! Hoje é tudo de fibra de carbono ou alumínio!”), o que faz a construção de uma realmente uma caça ao tesouro, mas com a explosão do movimento lá fora logo veremos algumas passando por aqui.

Boas Pedaladas!

39 Responses to “FixedGear Brasil”


  1. 1 pedalante 02/10/2008 às 9:11 pm

    Legal o blog…

    Informe mais, matenha contato.

    abraços

  2. 2 Fábio Marques 27/12/2008 às 3:35 pm

    Minhas duas bicis ñ são fixas,tem marchas,porém concordo que são práticas e ñ devem de maneira alguma por motivos óbvios deixadas de lado,assim como o planador e o barco a vela ñ deixaram de ser
    usados(só p/ comparação),qualquer que seja a modalidade de um atleta de ciclismo,acho que deveria treinar c/ uma fixa p/ melhorar entre outras coisas o desenpenho.Sou um usuário dela como
    meio de transporte,ganho tempo,saúde e um dia terei
    uma destas,e,quem sabe fazer o que os italianos fazem na Toscana,eu gosto muito de longas pedaladas!E já fiz algumas.

  3. 3 Vitorio 16/01/2009 às 2:52 pm

    Sempre andei com bicicletas de marcha e ainda tenho duas (uma speed e uma mountainbike). Mas nada se compara a sensação de andar em uma roda-fixa. O controle que temos sobre a bicicleta é muito maior. Quem não conhece, experimente.

  4. 4 Luiz 06/03/2009 às 2:04 am

    Comecei a montar uma fixa mas desisti, e optei por usar uma com roda livre de uma marcha. Eu tenho as peças para venda, com fotos no site:

    Cubos Campy e Dura Ace de Pista

    Elas são Campagnolo Record/ Dura Ace para pista.

  5. 5 WillWright 06/03/2009 às 12:00 pm

    Olá Luiz! Que pena! Desistiu porque?
    Vou postar suas peças para ver se alguém se interessa!

    Abraço!

  6. 6 Luiz 11/03/2009 às 11:39 pm

    Will,

    Obrigado pela ajuda.Voce pode postar as peças. Desisti porque o bairro onde moro tem muita subida/descidas e trafego intenso. Acho que uma singlespeed é mais segura nessas circunstâncias.

    Abs e Obrigado,

    Luiz

  7. 7 Guilherme 26/03/2009 às 4:44 pm

    GALERA ESTOU FINALMENTE MONTANDO MINHA FIXA, E CLARO QUE AINDA ESTA MODESTA, GOSTARIA DE ALGUMA DICA SOBRE A RELACAO, COMO ANDO JA ALGUNS ANOS DE SPEED E MTB, FIZ ALGUMS TESTES NA MINHA SPEED SOBRE A RELACAO QUE DEVERIA USAR, POR ENQUANTO ESTOU RODANDO UMA 53X18, MAS ACREDITO QUE DEVE TER RELACOES MAIS COMPACTAS, SERA QUE ALGUEM TEM ALGUMA DICA DE RELACAO QUE EU POSSA TESTAR ?

    MINHA BIKE:
    QUADRO CALOI 10 76
    RODA DIANTEIRA 700 AERO ENRAIADA RADIAL
    RODA TRSEIRA 27 AERO ENRAIADA EM 3X
    CUBO DIANTEIRO ROLETADO
    CUBO TRASEIRO ROLETADO
    PINHAO 18D + CONTRAPORCA
    GUIDAO SPEED (SERRADO)

    AGORA A ” JUSTICEIRA ” ESTA NA PINTURA, VAI FICAR LINDA, AROS BRANCOS, RAIOS PRETOS, NEEPLES DOURADOS, CUBOS BRANCOS, GARFO PRETO, QUADRO VERMELHO OCRE, MESA DOURADA, GUIDAO VERMELHO OCRE, CANOTE DOURADO.

    ABRASS GALERA, LOGO POSTAREI MAIS COISAS …. ABRASSSSS E DALHE BIKE FIXA QUE E IRADO !!!!!

  8. 8 WillWright 02/04/2009 às 1:26 pm

    Fala Guilherme! Opa então em breve teremos outra fixa por aqui! Quando tiver fotos, me mande para colocar na página “Sua Fixa” aqui do blog!
    Sobre as relações, tenho um post aqui no blog que explica bem. Claro que tudo depende de onde (subidas) e como você pedala, se usa freio dianteiro ou só para com skids…
    Na minha opinião 53×18 é uma ótima relação para uma boa velocidade em locais sem muita subida… aliás é bem similar à minha 48×16. Boa para skids também, pois você tem 18 skid spots…

    Grande Abraço e Obrigado pela visita!

  9. 9 Guilherme 15/04/2009 às 6:21 pm

    FALA PESSOAL DA FIXA … AGORA FINALMENTE POSSO FALAR DA MINHA FIXA, ELA FINALMENTE FICOU PRONTA, HOUVE ALGUMAS ALTERACOES DE ULTIMA HORA NA PARTE DA PINTURA E RELACAO MAS FINALMENTE ESTA PRONTA, HOJE DEI O PRIMEIRO ROLE COM ELA … UMA BLZ, AINDA PRECISO ME ACOSTUMAR COM AS QUESTOES DE FREIO E TALL MAS ISSO E MOLEZA … AGORA SO ESTOU ESPERANDO OS DECALQUES VOLTAREM DO RECORTE PARA COLAR E ASSIM LOGO MANDO PRA VCS UMA FOTINHO DA
    ” JUSTICEIRA ” … SEGUE AI A RELACAO DA BIKE FINAL.

    MINHA BIKE:
    QUADRO CALOI 10 76
    RODA DIANTEIRA 700 AERO ENRAIADA 3X
    RODA TRSEIRA 27 AERO ENRAIADA EM 3X
    CUBO DIANTEIRO ROLETADO
    CUBO TRASEIRO ROLETADO
    PINHAO 17D (SHIMANO P/ PISTA)+ CONTRAPORCA
    GUIDAO SPEED (ORIGINAL) FIQUEI COM PENA DE SERRAR

    AROS E CUBOS BRANCOS, RAIOS PRETOS, QUADRO, GARFO, MESA E GUIDAO PRETO FOSCO, CANOTE E PEDIVELA PRETO BRILHANTE, COROA E PINHAO BRANCO, SELIM E FITA DO GUIDAO BRANCO.

    ASSIM QUE O DECALQUE ESTIVER NO QUADRO MANDO PRA VCS AS FOTOS, VALEU GALERA …….

  10. 10 WillWright 15/04/2009 às 7:05 pm

    Fala Guilherme!

    Pela descrição sua bike deve ser irada! Mal aguento esperar pelas fotos da “Justiceira”! Mande links!

    Abraço!

    Will Fixed

  11. 11 Guilherme 24/04/2009 às 12:35 am

    fala WillWright …. minha fixa ta full …. como eu mando pra ti uma foto da pequena ??

    abrasssss

  12. 12 Guilherme 30/04/2009 às 7:16 pm

    FALA GALERA DA FIXAA …. FINALMENTE A JUSTICEIRA FICOU PRONTA, VOCE LOGO VAO PODER VER AS FOTOS QUE MANDEI PARA O WILLWRIGHT.

    A CONFIGURAÇÃO ORIGINAL DA FOTO JA MUDOU UM POUCO:
    SEGUE A ATUAL:

    QUADRO CALOI 10 76
    RODA DIANTEIRA 700 AERO ENRAIADA 3X
    RODA TRASEIRA 27 AERO ENRAIADA EM 3X
    CUBO DIANTEIRO ROLETADO
    CUBO TRASEIRO ROLETADO
    PINHAO 17D (SHIMANO P/ PISTA)+ 2 CONTRAPORCA + TRAVA ROSCA
    *GUIDAO SPEED ALUMINIO SERRADO
    *PEDIVELA CAMPAGNOLO 170MM 53D
    PEDAIS SHIMANO MTB SPD
    MESA GIANT ALUMINIO

    NAS ULTIMAS 2 SEMANAS ANDEI CERCA DE 400KM E TUDO PERFEITO, A NAO SER POR UM PNEU DIANTEIRO FURADO, O RESTO PERFEITO … FIXA E O QUE HÁ !!!!! MESMO COM A RELACAO UM POUCO PESADA, AINDA NAO TEVE SUBIDA AQUI EM CURITIBA QUE EU NAO SUBI, E OLHA QUE VOLTE E MEIA ESTOU PELOAS LADOS DO BAIRRO BOA VISTA, BORA MONTAR SUAS FIXAS PEDALAR LIVRE …

    ABRACOSS GALERA !!!!

    PS. ESTOU PROJETANDO OUTRA BIKE JÁ.

  13. 13 william 14/05/2009 às 9:35 am

    Bom dia!
    Sabem onde posso conseguir um guidão original para pista (pode ser aqueles de cromoly).
    Estou montando uma Zeus (deve ser 1983 ou 1984), está com pedivela original de pista da Zeus, cubos Zeus para pinhão fixo e relação 51×15 (meio pesadona, mas como tem velodromo onde moro dá para usar lá).
    Se souberem onde consigo relações mais leves também.
    Abraços,

  14. 14 jose joaquim 04/06/2009 às 3:08 pm

    olá ,amigo estou entereçado nas peças do luiz contato 12 9767821

  15. 15 zabumba 01/07/2009 às 7:22 pm

    Fala pessoal tudo certo!!!!!!

    Estou interessado em um cubo traseiro de roda fixa, mas uma coisa mais simples não tão pró quanto aquele durace…hehehehe

    desde já valeuuuuu

  16. 16 Kener 27/08/2009 às 5:41 pm

    Olá Nobres!!!

    Sempre admirei as fixies, e acho que tá chegando a hora…rs

    Tenho 2 quadros para iniciar o projeto:

    – Caloi 10 – 80’s
    – Caloi 12 Super Italy – 90’s

    Minha primeira dúvida é se vale deixar com a gancheira speed ou fazer o trabalho de troca.

    Se a opção for a troca, alguém indica local no Rio de janeiro que execute o serviço?

    Abs e parabéns pelo FG Brasil!!!

    K

  17. 17 WillWright 28/08/2009 às 11:07 am

    Olá Kener!

    Olha, sobre a gancheira, o “ideal” é utilizar uma gancheira horizontal para que a tensão da corrente seja mais facilmente ajustada, com o auxílio de um tensionador e você ganha em segurança porque como a abertura de uma gancheira diagonal é para frente, você corre um pequeno risco de, se não estiver bem preso, o cubo se deslocar para frente e… tombo feio.

    Dito isso, muitos (eu inclusive) utilizam a gancheira diagonal (difícilmente a vertical) com sucesso. Isso não adiciona ao seu custo, a diagonal permite um leve ajuste, que em geral é suficiente, e se utilizada com porcas de pista bem presas é bastante segura. Recomendo que você pode comece assim pra sentir o gostinho da Fixa e depois se quiser, passe para uma gancheira horizontal.

    A Gancheira você consegue facilmente no Ebay, o resto um serralheiro de confiança resolve com uma boa solda.

    Obrigado pela visita, e espero que esse seu projeto apareça logo no “Sua Fixa“!

  18. 18 Sílvio 30/09/2009 às 1:06 am

    Will, me escreve no email silviotambara no gmail ponto com que quero te fazer uma proposta indescente. Abraço.

  19. 19 Eduardo 06/04/2010 às 5:56 pm

    Oi.

    Sou Eduardo, de Espanha. Apenas cheguei em Brasilia e estou procurando contatos fixies.

    Eu tenho uma Koga Miyata japonesa cor prata e branca virada a fixie e melhorada com peças holandesas (morei la por dois anos), mas tive que deixar em Madri…

    Voces conhecem alguma loja aqui em Brasilia? Há comunidade fixie na cidade? Alleycats?

    Obrigado e ate breve!
    ep

  20. 20 xampa 17/06/2010 às 11:00 am

    Legal achar um site de fixas no Brasil.
    Em 2001 montei uma para mim, mas não deu muito certo.
    Continuo achando a bike do caralho, pela simplicidade.
    Há poucos, entrei numa de fazer triathlon. Desisti antes de acabar com todo o meu dinheiro, heheheehhe …
    Fora que não curti a cultura dos ciclistas.
    Enfim, voltei as raízes, hahaha

  21. 21 WillWright 17/06/2010 às 12:01 pm

    Fala xampa! Agora fiquei curioso… Como assim não deu muito certo? O que houve?
    Eu não tenho atualizado muito este blog por falta de tempo mesmo, mas visite o pessoal do http://fixasampa.wordpress.com que sempre tem novidade por lá…
    Quem sabe não conseguimos te arrastar de volta pra sua fixa… hehehe Abraço!

  22. 22 Gardenal 19/07/2010 às 12:48 pm

    Olá,
    Gostaria de saber como “ter” uma fixa. Faz mó tempão (anos) que estou sem bike, e to na vibe de voltar a andar…eu vi uma matéria sobre fixas e fiquei muito empolgado com a ideia. Mas, não faço a minima ideia por onde começar. Se alguem puder me dar uma luz, agradeço!

    Té mais

  23. 23 WillWright 19/07/2010 às 4:29 pm

    Fala Gardenal!

    Cara, para quem está começando tem dois caminhos: o mais caro, onde você vai comprar ou uma bike pronta (caro…) ou as peças para customizar uma (mais caro ainda!) e o mais barato. Claro que o mais barato vai dar mais trabalho também e levar mais tempo:
    Muitas fixas, e eu diria que a grande maioria no brasil é assim (a minha inclusive), são o que chamamos de conversões. São quadros antigos que possuem um fator (quase) fundamental para a construção de uma fixa: um encaixe (dropout) horizontal ou diagonal para o cubo traseiro. Como as fixas não têm Dérailleur, a (importante) tensão da corrente é dada apenas no ajuste horizontal da posição roda traseira.
    A forma mais simples de começar seria então caçar aquela Monark ou Caloi 10 abandonada na garagem do seu tio ou na bicicletaria da esquina (não essas lojas modernas de bicicletas…) e aproveitar o que quiser dela e ir aos poucos trocando as peças por novas (ou NOS: “new-old-stock” que são antigas que nunca foram usadas).
    Quanto às dicas de onde comprar peças depende um pouco de onde você está. Como percebi que é em sampa, o movimento das fixas têm crescido bastante desde 2008 (leia mais aqui) e hoje temos um grupo muito legal do FixaSampa que sempre se encontram na praça do ciclista (na Paulista com a Consolação) ou em quadras da Vila Madalena, Parque do Povo ou do Ibirapuera para jogar Pólo com suas fixas ou apenas jogar conversa fora. O “Canna” que faz parte da galera sempre têm peças trazidas de fora e já converteu umas bikes pro pessoal. Recomendo acompanhar o blog dos caras também, porque ando muito sem tempo de atualizar este por enquanto, mas sempre tenho tempo para dúvidas.
    Para comprar peças, ou mesmo bikes completas, aos poucos vão surgindo lojas especializadas por aqui como a recém-inaugurada Tag and Juice do Pablo Gallardo (ainda tenho que visitar…) na Vila Madalena, mas na maioria das vezes o pessoal que sabe o que quer pode comprar online sem problemas. Além do Ebay, eu faço as minhas compras pelo Ben’s Cycle que tem preços bons e envia para o Brasil a um frete razoável fechando um pacote de peças. Só não compre nada muito grande ou caro como um quadro senão a alfândega vai segurar, aí haja taxa… Se puder também tente comprar um cudo traseiro para fixas, seja de pista ou flip-flop, pois estes usam uma contra-rosca para prender sua catraca no lugar dela e manter seus dentes no lugar deles. As adaptações, como cola, nunca serão tão confiáveis assim. Outra dica: instale um freio na frente (apenas na frente, não há porque colocar atrás) e apenas quando estiver confiante decida se vai tirar ou não, afinal pneus bons custam caro e as derrapadas sem freios acabam com eles rapidinho.
    Fora isso, dê uma lida nos posts aqui, assista aos videos online, leia as Revistas e participe da comunidade do Fixa Sampa que o pessoal é gente fina e gosta de ajudar. Assim você vai descobrir que estilo quer seguir, desde uma bike estilo vintage de pista pelo visual minimalista até as modernas para manobras e pólo, tirar dúvidas montando e se divertir.
    Qualquer dúvida pode responder por aqui ou no meu Twitter @WilliamWright.

    Boas pedaladas e quero ver fotos da nova fixa!

  24. 24 jan 19/07/2010 às 5:57 pm

    cara eu sou de goiania e queria saber onde compro uma fixa

  25. 25 jan 19/07/2010 às 5:58 pm

    queria sabe tbm a faixa de preço

  26. 26 Jan 19/07/2010 às 6:35 pm

    Fala Jan, eu tenho um kit pista aqui caso tenha interesse entre em contato.

    Abracos

  27. 27 WillWright 19/07/2010 às 6:41 pm

    Fala Jan! Cara, são pouquíssimos lugares no Brasil que já vendem algo assim pronto. Como eu escrevi no comentário acima, as coisas por aqui se baseiam na conversão ou compras do exterior (recomendo o Ben’s Cycle). Para compras diretas por aqui, visite o “mocó do Canna“, a Tag and Juice e converse com eles sobre frete para Goiania. Frequente também as comunidades online por aqui que as vezes surge algo… Em Goiania realmente não conheço ainda quem venda assim diretamente. Surgindo alguma dica te aviso por email!

  28. 28 WillWright 19/07/2010 às 6:47 pm

    O pessoal tá rápido por aqui! Legal Gabriel (?), as imagens que vi (lunga vitta) são dessa loja Pedale Bikes perto de Curitiba? Material de qualidade por aí! Abraço!

  29. 29 Guilherme Ceron 19/07/2010 às 7:12 pm

    A sim certeza, e referencia agora na montagem de fixas por aqui … segue o link do blog
    http://pedale-bikes.blogspot.com/

  30. 30 WillWright 19/07/2010 às 7:15 pm

    Legal! Adicionei ao nosso Blogroll!

    Boas Pedaladas!

  31. 31 Guilherme Ceron 19/07/2010 às 7:19 pm

    Legal, voce tem por acaso algum link no seu blog referente a classificados, estou vendendo meu kit de pista ZEUS …

    abracos.

  32. 32 WillWright 19/07/2010 às 7:25 pm

    Te mandei um email. Abraço!

  33. 33 victor 30/08/2010 às 3:44 pm

    e aqueles gringos que fazem umas manobras com fixed gear? uahsihsaiahsih

  34. 34 petevos 02/12/2010 às 10:48 pm

    jan sou de goiania também, eu montei uma fixa pra mim (na verdade fui na loja e falei o q queria e depois de muitos: vc ta doido?) convenci os caras, ta legal a bike vamos ver como ela vai desenvolver com o tempo.

  35. 35 Eduardo 03/12/2010 às 10:21 am

    Oi Petevos.

    Cara, você vai adorar o dirigir na sua fixa. Ficou muito cara feita na loja?

    Eu recém montei uma com o Adalberto, em Brasilia, mais ainda não peguei ela. Estou morrendo de vontade para andar nela.

    Na Brasilia ainda não tem muita comunidade fixa, mais pouco a pouco seremos mais.

    Abraço,
    ep

  36. 36 petevos 03/12/2010 às 10:39 am

    ola Eduardo, na verdade nao foi muito nao comprei uma mountainbike bem barata so q as rodas eram bem ruins ai troquei as rodas e cubo depois pesquisei as addaptacoes e fui convenser o pessoal da loja, as pecas em si sao baratinhas agora quero ver o desempenho, nao tirei o freio dianteiro pra nao quebrar a cara! Goiânia não tre praticamente ninguem que curte, mas aos poucos vamos fazendo alguns adeptos!

    um grande abraço!

  37. 37 Eduardo 03/12/2010 às 10:50 am

    Sim, eu acho o freio dianteiro sempre necessario se dirigir em estradas na cidade. Na pista é outro negócio.

    Curta e passe para o pessoal, lá!

    Abraços,
    ep

  38. 38 dylan huerter 14/04/2011 às 2:54 pm

    oi! i am visiting rio for the next few days and would love to get into the Fixed Gear community. i own a clothing line for cyclists and would like to share some ideas and come get involved. falo poqueno en portuguese. hit me with an email!!!

    D

  39. 39 Francisquini 15/01/2012 às 3:42 pm

    Ola galera, eu estou entrando agora no mundo das fixes, adoraria poder montar uma, mas não tenho tempo, por isso queria adquirir uma ja montada. Vi que existe uma grande diferença de preço entre elas de 1.500,00 a 3.000,00 reais. Claro que são nítidas as diferenças, pelo menos no visual. Queria saber se vcs acham que vale a pena investir logo de cara em uma bike de alta qualidade e os preços são esses mesmo?
    Outras dicas para um iniciante tb serão vem vindas.

    Grato a todos
    Abs


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